Primeiro ônibus do tipo midibus (micrão) com ar-condicionado, wi-fi, tratamento anti-ultravioleta nos vidros em Santo André (SP) – DIÁRIO DO TRANSPORTE NA RÁDIO ABC

Primeiro ônibus do tipo midibus (micrão) com ar-condicionado, wi-fi, tratamento anti-ultravioleta nos vidros em Santo André (SP) – DIÁRIO DO TRANSPORTE NA RÁDIO ABC

Veículo é do tipo que possui dimensões entre micro-ônibus e ônibus convencional e é concebido para entrar em áreas de difícil manobra ou linhas com menor demanda, mas sem redução de capacidade de atendimento. Investimentos em frota serão de R$ 200 milhões

Por: ADAMO BAZANI
Colaborou: Vinícius de Oliveira

Na Rádio ABC:

Com investimento da Viação Guaianazes, líder do Consórcio União Santo André, acaba de sair da linha de produção da fabricante de carrocerias Mascarello, do Paraná, com chassi Volkswagen, na tarde desta terça-feira, 06 de maio de 2025, a primeira unidade do tipo midi, conhecido popularmente como micrão, do lote dos ônibus com ar-condicionado para a cidade do ABC Paulista. O DIÁRIO DO TRANSPORTE NOTICIA EM PRIMEIRA-MÃO.

Esse tipo de configuração possui dimensões entre micro-ônibus e ônibus convencional e é concebido para prestar serviços em áreas de difícil manobra, bairros com vias estreitas ou linhas com menor demanda, mas sem redução de capacidade de atendimento.

É o primeiro midibus deste padrão que o município já teve e integra o pacote de investimentos por parte das empresas do Consórcio União Santo André, anunciado em abril de 2025 pelo prefeito Gilvan Júnior, no total de R$ 256,42 milhões, sendo R$ 200 milhões somente em frota, a ser entregue gradativamente até o fim da gestão em 2028. Também há investimentos em nova versão do aplicativo que mostra o tempo de espera pelo ônibus e novos abrigos de parada.

O Diário do Transporte, com vídeo exclusivo, mostrou a chegada da primeira unidade do tipo convencional, no dia 02 de maio de 2025, na garagem da Viação Guaianazes.

Relembre:

Vídeo exclusivo da chegada do primeiro ônibus (assista aqui)

Equipamentos e comodidades:

  • AR-CONDICIONADO: ar-condicionado com controle de temperatura e sistema que uniformiza a distribuição por todo o espaço dos passageiros;
  • CÂMERAS: câmeras de monitoramento para ampliar segurança nos embarques, desembarques e reduzir ocorrências;
  • USB: tomadas do tipo USB para recarga de celulares e outros dispositivos;
  • ULTRAVIOLETA: vidros escurecidos com tratamento para reduzir a incidência de raios UV;
  • CORREDORES AMPLOS: redesenhados para facilitar circulação interna;
  • NOVOS BANCOS: com ergonomia redesenhada para maior conforto;
  • INTERNET GRÁTIS: wi-fi gratuito oferecido pelo Consórcio União Santo André;
  • MENOS POLUIÇÃO: motor Euro 6 com redução de até 75% nas emissões;
  • ACESSIBILIDADE COMPLETA: elevador para cadeira de rodas, botões em braile, espaços acessíveis e sinalização sonora diferenciada.

Modelos

O lote inicial comprado pela Viação Guaianazes é de 26 unidades de carroceria Mascarello e chassis Volkswagen:

  • 13 unidades convencionais: 13,2 metros, com capacidade para 44 passageiros sentados e 39 em pé.
  • 13 unidades midibus: 10,5 metros, para 34 passageiros sentados e cerca de 30 em pé.

O modelo das carrocerias é o Mascarello GranVia e os chassis são Volkswagen 17.230 Euro 6 (convencionais) e 17.210 Euro 6 (midibus).

O modelo das carrocerias de ambos é Mascarello GranVia e os chassis são modelo 17.230 Euro 6 Volkswagen para os convencionais e 17.210 Volkswagen Euro 6 para os midis.

A previsão é de que as novas unidades entrem em operação gradativamente a partir do segundo semestre de 2025, sendo alocadas principalmente em linhas com demanda intermediária ou com traçados que exigem veículos menores por conta da geometria viária dos bairros.

O Diário do Transporte segue acompanhando de perto todas as etapas de entrega e operação dos novos veículos, com cobertura especial na Rádio ABC e nos canais digitais.

Texto: Adamo Bazani
Colaboração: Vinícius de Oliveira

O prefeito Gilvan Júnior destacou em entrevistas anteriores que a modernização da frota é parte do compromisso de tornar o transporte público mais eficiente, confortável e ambientalmente sustentável para os moradores de Santo André.

No Comments

Post A Comment